Por que o Vote Nelas Paraná existe?
Existimos para que mais mulheres sejam eleitas. Mas não é qualquer mulher, são mulheres alinhadas com nossos pilares abaixo:
Fortalecimento da Democracia
O cuidado e aprimoramento de nossa democracia é norteador e o fortalecimento da estrutura dos três poderes é inegociável e prioritário. A construção de uma democracia forte e inclusiva começa por partidos que valorizem as candidaturas femininas, respeitem a lei e garantam mais espaço às mulheres nos núcleos de poder partidário. Nesse sentido, a ampliação e fortalecimento democrático deve contar com a problematização das desigualdades sociais, transparência dos partidos políticos, maior participação das comunidades, educação política, combate à violência, defesa dos direitos, além de ações inclusivas e políticas públicas que acelerem uma maior participação das mulheres. Mecanismos de participação popular devem ser encorajados, além de processos que legitimam oponentes dentro das fronteiras democráticas.
Combate à Violência Contra a Mulher
A violência doméstica é uma das manifestações mais graves e cruéis da desigualdade entre os sexos, problema social que buscamos combater. Infelizmente, o Brasil é o quinto país do mundo com o maior número de feminicídios. São várias as formas como a violência contra a mulher se manifesta: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e POLÍTICA. Assim como acontece na sociedade, o machismo se manifesta nos partidos políticos, na vida das mulheres que são candidatas a cargos eletivos, bem como entre as eleitas. Desta forma, formalizamos o comprometimento de cada uma de nossas integrantes com políticas públicas de prevenção e eliminação da violência contra as mulheres.
Defesa da Igualdade nos Espaços de Poder
O lugar definidor para promoção de mudanças estruturais e inclusivas está no poder, nas cadeiras que compõem a responsabilidade das tomadas de decisão. Por isso é essencial que as pessoas que ocupam essas cadeiras sejam diversas e plurais para que possam representar a sociedade brasileira. Para além da representação é essencial que essa composição também atue de forma ativa em pautas de grupos minoritários, pactuando colaborativamente e dando legitimidade a vozes diversas.
Existimos para contribuir efetivamente para eleger mais mulheres para o legislativo brasileiro. O que nos une é sabermos que a política é a base para a transformação e construção do país que queremos.
Buscamos qualificar o debate sobre igualdade de gênero dentro e fora da política através de fatos e dados, sempre com o respaldo de análises e pesquisas de organizações que prezam pela verdade e transparência.
Assim, incentivamos que a população, homens e mulheres, possam conhecer e escolher candidatas mulheres para serem representadas no legislativo.
Falar em mulheres também é falar em diversidade: queremos que todas estejam representadas, em termos de crenças, raça, orientação sexual e presença de deficiência. Só assim vamos promover a pluralidade de vozes necessária nos espaços de tomada de decisões.
Somos suprapartidárias, acreditamos que os desafios para uma mulher atuar na política está acima de qualquer posicionamento político ou econômico, por isso acreditamos que é essencial o envolvimento de todos os partidos comprometidos com a democracia em ações que promovam e incentivem que mais mulheres sejam eleitas.
Acreditamos no diálogo e prezamos por ele através da prática da comunicação não violenta. Somos financiadas exclusivamente por pessoas físicas e organizações sem fins lucrativos, bem como editais para ações que contribuam com a igualdade de gênero.
O Summit Vote Nelas terá as autoridades presentes:
Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Governo do Estado do Paraná - Semipi: Srª Aline Betenheuser - Representante da Secretaria Leandre dal Ponte.
Deputadas Estaduais: Srª Cloara Pinheiro e Srª Márcia Huçulak
Elenice Malzoni - Assessora de Direitos Humanos e Politicas para Mulheres na Prefeitura de Curitiba.
Vereadoras da Câmara Municipal de Curitiba: Srª Giorgia Prattes, Srª Professora Josete, Srª Noemia Rocha, Srª Sargento Tânia Guerreiro, Srª Amália Tortato.